5 hábitos do novo consumidor neste Natal: como a tecnologia redefine a experiência no varejo e na alimentação

No varejo e no food service, estratégia é propor interações inteligentes e personalizadas

No Brasil, 62% dos consumidores declaram utilizar IA no varejo, sendo que 18% relatam fazer isso com frequência, segundo estudo recente da Bain & Company. Os dados comprovam que o uso da tecnologia será decisivo para atender os novos hábitos de consumo, marcados pela busca por padronização da experiência, conveniência e personalização. Diante deste cenário, a Goomer, empresa líder em soluções digitais no setor de food service, levantou quais os 5 novos hábitos do consumidor e como a tecnologia pode ajudar a atender a esses perfis.

 

Essa transformação digital pode se tornar uma oportunidade para o varejo criar interações inteligentes e personalizadas. “Os consumidores já valorizam assistentes virtuais que ajudam a descobrir o que comprar, indicam ofertas relevantes e explicam o que compensa em termos de preço e frete. A IA no varejo não só economiza tempo e dinheiro, mas cria conexão com o cliente, porque atende suas preferências”, destaca Isaac Paes, CMO da Goomer.

 

A seguir, Paes compartilha cinco hábitos do novo consumidor que que devem guiar as estratégias das marcas em 2026 e mostrar como a tecnologia pode atender a essas novas expectativas:

 

1- Busca por padronização da experiência
O consumidor exigirá consistência em todas as unidades de uma rede. O autoatendimento garante processos unificados, reduzindo erros e variações humanas. Além disso, permite conquistar clientes e mantê-los fiéis por mais tempo, o que é sinônimo de vendas. Fazer com que seus clientes identifiquem prontamente o padrão do seu atendimento, assim como reconheçam um dos seus melhores pratos, é um sinal positivo.


2- Valorização do tempo e menos filas
Com jornadas cada vez mais digitais, esperar na fila será visto como algo ultrapassado. Totens, apps e pedidos via QR Code reduzem gargalos e aceleram o atendimento, garantindo agilidade e conveniência, atributos essenciais para um consumidor que não quer perder tempo.


3- Confiabilidade em soluções digitais
Com a IA cada vez mais presente no dia a dia, os consumidores esperam que o varejo ofereça soluções que geram confiança e sejam intuitivas. Uma pesquisa do Netskope Threat Labs reforça o cenário e mostra que 95% das empresas de varejo já utilizam GenAI, resultado acima da média dos demais setores.


4- Custo-benefício aliado à conveniência
O consumidor do futuro não quer apenas o menor preço: ele quer valor. O autoatendimento permite reduzir custos operacionais e realocar equipes para tarefas de maior valor agregado, mantendo o equilíbrio entre economia e qualidade no atendimento.


5- Consumo personalizado baseado em dados
O novo consumidor quer experiências sob medida. Cada pedido realizado em plataformas de autoatendimento gera dados estratégicos que podem ser usados para criar ofertas, combos e promoções direcionadas, aumentando a relevância da comunicação com o cliente.


Sobre a Goomer

Fundada em 2014, a Goomer é líder em soluções digitais para o setor foodservice. A empresa oferece tecnologias inovadoras que simplificam a gestão e o atendimento de bares e restaurantes, proporcionando uma experiência digital prática e eficiente para os clientes e o time de operações dos estabelecimentos.  


Para isso, a empresa desenvolve soluções integradas a recursos completos, incluindo delivery, cardápio digital, tablets e totens de autoatendimento. Além disso, é parceira de grandes empresas e franquias e está presente em mais de 2 mil municípios brasileiros.

Postagem Anterior Próxima Postagem