Sucos 100% fruta e exercícios físicos: energia antes, recuperação depois do treino

Segundo especialista, bebida pode ajudar no desempenho esportivo e na recuperação muscular

Com a rotina cada vez mais corrida, é comum ver pessoas indo direto do trabalho para a academia ou aproveitando uma pausa no meio do dia para treinar. Essa dinâmica pede praticidade, mas sem abrir mão de uma boa alimentação e é nesse cenário que os sucos 100% fruta em caixinha se destacam, por serem fáceis de transportar e ajudarem a manter a energia e o equilíbrio do corpo.


“Os sucos 100% fruta entram muito bem na rotina de quem treina, pois são práticos e contribuem para a hidratação e o fornecimento de energia de forma natural”, afirma a nutricionista Tânia Rodrigues, especialista em Nutrição Esportiva.


Durante a prática de exercícios físicos, o corpo demanda energia, nutrientes e equilíbrio hídrico para sustentar o desempenho. Nesse contexto, os sucos, inclusive os 100% fruta em caixinha, por serem fontes naturais de carboidratos, vitaminas, minerais e compostos bioativos, podem entrar como aliados antes, durante e depois do treino, além de contribuírem para a hidratação e para manter o organismo em equilíbrio, somando praticidade e sabor à rotina de quem treina.


Antes do treino: energia e disposição

O consumo de suco 100% fruta antes da prática esportiva é uma boa forma de fornecer energia e garantir disposição, afinal, os carboidratos presentes nas frutas são fontes de combustível para os músculos e cérebro, podendo favorecer o desempenho.


“Estudos indicam que atletas podem se beneficiar do consumo de suco de uva antes do treino, por exemplo, devido ao seu teor de carboidratos.”, explica Tânia Rodrigues.


Durante o treino: hidratação e resistência

Para treinos mais longos ou muito intensos, os sucos podem ser consumidos durante a prática, ajudando a manter a hidratação e a reposição de vitaminas e minerais perdidos pelo suor.


“Dependendo do tipo e da intensidade da atividade física, os sucos podem ser interessantes no intra-treino, aquele consumo durante o exercício, especialmente para quem faz treinos duplos ou de maior duração. Eles podem ajudar a manter a energia e promovem o equilíbrio do corpo, evitando a fadiga precoce”, comenta Tânia.


Os sucos de frutas cítricas, como laranja e limão, são ricos em vitamina C, importante antioxidante que contribui para a redução do estresse oxidativo, processo que pode comprometer o desempenho e causar fadiga muscular.


Depois do treino: recuperação e praticidade

“Após a prática de exercícios físicos, o corpo precisa de carboidratos e proteínas para repor as fibras musculares que naturalmente são desgastadas nos treinos. Por isso, a ingestão de suco, uma bebida rica em carboidratos, pode ser aconselhada junto ao lanche proteico. Além disso, sucos ricos em antioxidantes, como os de laranja, acerola, uva, beterraba e açaí, parecem auxiliar na recuperação muscular”, reforça Tânia.


A nutricionista destaca que os sucos devem ser vistos como aliados dentro de uma rotina equilibrada.


“Vale destacar que indicamos a ingestão de sucos, mas não é isso que garantirá um exercício de qualidade. É sempre importante ter orientação profissional, tanto para o treino quanto para a alimentação. Os sucos devem ser usados como complemento para uma dieta equilibrada, e não como substitutos de refeições”, completa Tânia.


Nesse contexto, os sucos 100% fruta em caixinha também se destacam pela praticidade, podem ser facilmente incorporados à rotina de quem treina com regularidade e busca mais energia, hidratação e recuperação muscular; e pela sensorialidade, afinal, são saborosos e refrescantes, funcionando bem nos momentos que cercam a atividade física, oferecendo nutrientes de forma prática e segura.

Postagem Anterior Próxima Postagem