CRM: a engrenagem que une tradição e inovação no varejo

Em "CRM no varejo: do Seu Zé à era das IAs", a professora Jholy Mello mostra como a tecnologia potencializa vendas se aliada a uma estratégia que conecta marcas e clientes

 De vendas simples anotadas em   cadernos até os sistemas mais   avançados de inteligência   artificial, uma coisa é certa: a   tecnologia muda, mas a essência   humana não. Com essa   perspectiva, a professora   e especialista em marketing, Jholy Mello, apresenta em CRM no   varejo: do Seu Zé à era das IAs a   transformação do comércio ao   longo dos anos. Por meio da figura simbólica do “Seu Zé” e seu bloco de notas, ela mostra como a tradição e inovação caminham juntas para transformar marcas e sustentar estratégias indispensáveis ao varejo contemporâneo.  


Considerado o alicerce dos negócios, CRM (Customer Relationship Management) é uma filosofia de gestão que coloca o cliente no centro das decisões, segmentando perfis e personalizando experiências para transformar interações em vínculos duradouros. Segundo a autora, quando bem aplicada, essa estratégia impacta diretamente as vendas, amplia a rentabilidade e fortalece a fidelização, tornando-se peça-chave para a competitividade no mercado atual. Neste sentido, entende-se ser uma metodologia central que conecta marcas às reais necessidades e emoções das pessoas. 


O CRM não é sobre saber o nome. É sobre saber o não dito. Sobre olhar para o cliente e captar o que nem ele formulou ainda. O Mapa de empatia é sair do “quantos anos tem?” e ir para “o que faz essa pessoa levantar da cama?”. No mundo dos dados, o Mapa de empatia é o que transforma um cadastro em um ser humano. (CRM no varejo: do Seu Zé à era das IAs, p. 31)

 

Ao mesclar histórias pessoais, metáforas do cotidiano e exemplos reais, Jholy Mello traduz conceitos complexos em situações práticas. Amazon aparece como referência em personalização, antecipando desejos de compra. Nike usa dados para construir comunidade e engajamento em torno do estilo de vida. Já a Sephora fideliza clientes com programas de pontos e ofertas sob medida. Cada um desses cases de grandes marcas servem como orientação para pequenos e médios varejistas sobre segmentação, jornada do cliente, uso de aplicativos, automação social commerce  estratégia em que o consumidor não precisa ir até o site ou aplicativo para realizar a compra.  


CRM no varejo: do Seu Zé à era das IAs é um guia sobre como a tecnologia pode potencializar processos e decisões, mas as relações humanas, cuidado, memória e confiança continuam sendo a chave para o sucesso. “Enquanto a maior parte dos livros foca em processos corporativos, modelos B2B, gestão, vendas ou branding, esta obra traz uma proposta inédita: mostrar o CRM como a espinha dorsal do varejo”, conclui a autora.  


FICHA TÉCNICA 
Título: CRM no varejo  
Subtítulo: Do Seu Zé à era das IAs  
Editora: Dialética  
Autora: Jholy A. Mello 
ISBN: 978-65-270-7669-8  
Páginas: 171 
Preço livro físico: R$ 74,90 (Loja Editora Dialética) e R$ 123,52 (Amazon) 
Preço ebook: R$ 52,43 (Kindle) 

Sobre a autora: Jholy A. Mello é estrategista com mais de 15 anos de experiência em marketing, design, CRM no varejo e projetos que cruzam dados, criatividade e tecnologia. Professora de pós-graduação de Marketing e head de soluções de uma startup de CRM, ela une o olhar analítico com a escuta de quem veio de uma família de comerciantes, transformando mais de 50 marcas de varejo com estratégias. Acredita no poder da automação e da IA, desde que usadas com propósito e humanidade. Compartilha o que viveu, testou e acredita: CRM que funciona e transforma marcas e pessoas.  CRM no varejo: do Seu Zé à era das IAs encontra-se disponível em diversos países, como Espanha, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Áustria, Portugal e Suíça.


Redes sociais da autora:  

Instagram: @jholy
Youtube: Jholy
Site: www.jholy.com.br 
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