Cow print e o retorno das botas dominam os corredores da BFSHOW

Maior feira de calçados da América Latina apresenta as tendências que marcarão a temporada Outono/Inverno

Unir conteúdo e variedade de negócios tornou-se uma das grandes marcas da BFSHOW. A maior feira de calçados da América Latina, realizada pela Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil, repete, em sua 5ª edição, a Arena de Conteúdo, espaço destinado a palestras voltadas para os compradores nacionais e internacionais que visitam a feira. 


Quem abriu a programação da Arena mais uma vez para falar das principais tendências para Outono/Inverno 2026 foram Luana Lanzini e Luana Savadintzky, sócias-fundadoras do Fashion Directions, que apresentaram uma imersão nas cores, produtos e inspirações que vão impulsionar as compras e ajudar os visitantes a efetuarem negócios mais assertivos na feira.


“Foi um prazer participar de mais uma Arena. Nesta segunda experiência, concentramos em um dia o conteúdo, e isso foi mais impactante e assertivo. Abrir a programação também ajudou a disponibilizar essa informação desde o início do evento.  Acreditamos que este formato de conteúdo, com confirmações e algumas antecipações, agradou ambos os públicos: compradores e também criadores”, afirma Luana Savadintzky.


Modern Boho

Entre os insights trazidos pela dupla, a tendência boho se mantém por mais uma temporada, mas, desta vez, com uma releitura mais moderna. “Ele aparece de uma forma bem mais casual, onde a camurça é o ponto-chave dessa temporada, e a bota western chega em formas mais limpas”, explica Luana Lanzini. 

As botas são ícones da estação e farão diferença no look, seja na versão de canos mais curtos ou mais volumosos, como as slouch, que aparece na BFSHOW como ícone da temporada. O modelo é caracterizado pelo cano estruturado com um leve caimento natural. A slouch aparece em diferentes alturas, o que torna a bota mais versátil, fácil de calçar e ideal para todas as silhuetas. O produto também transita entre os estilos, indo do mais moderno ao clássico, e do boho ao minimalista. 


Um dos expositores que apostou no modelo foi a Cecconello, do RS, marca feminina que está há 40 anos no mercado de produtos premium em couro. Segundo a gerente de Marketing Gabriela Furlanetto, a coleção oferece uma grande variedade de botas, especialmente em canos mais alongados. “Isso porque identificamos que o inverno passado teve pouca oferta de botas. Agora, o mercado quer repor esse estoque. Para isso, trouxemos uma grande variedade de modelos, saltos, caimentos e estampas, como o cow print”, explica. 

Tendência que marca a coleção da Cecconello – e de muitas outras. O cow print - ou estampa de vaca - se destacou na vitrine de grande parte dos expositores da feira. É o caso da Piccadilly que, dentro da vertente Folk da nova coleção, resgata as raízes do country e do boho chic em uma proposta sofisticada e atualizada. Botas western e slouch, clogs de solado baixo e mocassins de bico trienal completam as apostas da marca.


Apesar de dominar os corredores, outras opções de animal prints também ganharam a atenção dos compradores. Buscando diferenciais para seu público, a gaúcha Cravo e Canela trouxe uma “zebra psicodélica”. “Temos todos os tipos de bota e as principais estampas de animais nessa coleção, além de bicos e saltos para todos os gostos. A tendência da “estampa da vaquinha”, muito forte na Europa, aparece na nossa coleção ao lado da oncinha, o “pretinho básico” dos prints. E nossa grande aposta, que está chamando a atenção dos visitantes da feira, é a estampa de zebra “psicodélica”, uma forma única que trouxemos para o evento”, completou Ina Rocha, gerente de Estilo da marca.

Cool ladies

O mix masculino e feminino e o retorno dos sapatos clássicos, como scarpins e peep toes, marcam essa tendência. Segundo as especialistas do Fashion Directions, a ideia dessa mescla é “quebrar” o código: se o look é mais feminino, o sapato é inspirado em tendências mais masculinas - como o mocassim. E vice-versa. Outro truque de styling é misturar sandálias e scarpins com meias para a estação. “Um artifício cheio de estilo e personalidade para as cool ladies - as garotas descoladas.” 


Entre as apostas em mocassins estão os da Anacapri, do Grupo Azzas 2154, que volta com as solas tratoradas e tons terrosos. A gáspea alta, apontada como diferencial dessa temporada pelo Fashion Directions, também aparece nos produtos da marca.


A cartela de cores segue em alta, mas ganha novas atualizações, com tons mais quentes e abertos, que incluem o caramelo e o mostarda. E quem terá um retorno triunfal é o branco, que promete seguir forte para o Verão e seguir por mais uma temporada. 

Nessa linha, a Anna Vargas, marca de SC, apresentou na BFSHOW uma coleção marcada por variados tons claros. “Trabalhamos muito com a ideia de produtos elaborados, enfeites, aviamentos, aplicações, inspirados no estilo italiano. A marca traz a ideia deste produto artesanal, traduzido para a realidade da mulher brasileira. Em nossas pesquisas, notamos a forte tendência dos tons terrosos, somadas aos metalizados e o off white, cores que vão se manter fortes nessa e na próxima estação. E durante a feira observamos que os compradores vêm selecionando esses produtos com tons mais claros”, conta Ana Jullia, diretora da marca. 


“Em termos de tendências, podemos resumir que na próxima estação as botas saem do básico e aparecem em todas versões e em materiais diferenciados, com destaque para os cano slouch – o desejo do Outono/Inverno!”, finaliza Luana Savadintzky.

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