Hábito de ir aos salões para cuidar apenas da aparência deu lugar a uma nova cultura do bem-estar para homens e mulheres
*Gustavo Nakanishi
O costume de ir aos salões de beleza deixou de ser algo meramente voltado aos resultados estéticos, ganhando do público um novo significado para atender as demandas da sociedade atual, tão necessitada de cuidados para a mente. Essa já é uma realidade vivida no segmento, que soube se adaptar às mudanças e hoje trabalha a fim de preparar os seus profissionais para obter resultados que ultrapassem a barreira da aparência e provoquem impactos positivos também no emocional.
Tendo como premissa o alívio do cansaço inerente ao cotidiano, essa transformação no segmento atinge tanto os homens como as mulheres, uma vez que o stress afeta a todos, sem distinção. Desta forma, o perfil desses consumidores se torna mais amplo, fazendo-se necessário o tratamento personalizado para que a experiência se torne completa e o objetivo de ser um agente acolhedor seja alcançado.
Este é um desafio diário enfrentado pelos salões de beleza cuja missão vai além dos cuidados estéticos, assumindo um papel de referência em wellness e atribuindo para si conceitos de qualidade que passam a ditar as tendências do mercado. E é pensando em possibilitar um momento de “respiro” ao público que as empresas preocupadas com a vivência otimizada do cliente passaram a adotar os treinamentos como rotina, de modo a acompanhar o que há de mais avançado nas tecnologias globais.
Diante disso, além de ser bem tratado, o consumidor espera do serviço a oportunidade de se desconectar do mundo externo. Sem os celulares ou computadores, ele é capaz de se reenergizar e criar elos internos de autoconfiança ao mesmo tempo que aprende a investir o próprio tempo longe da internet. Pois se por um lado os dispositivos digitais são utilizados como aliados no dia a dia, o excesso de telas segue sendo um dos principais causadores de problemas na vida das pessoas atualmente.
As empresas entendem que esses poderes transformadores começam não apenas diante da equipe responsável pelos cuidados, mas, sim, desde o primeiro contato. Foi então com esta informação que os “salões do futuro” criaram todo um ecossistema, no qual o agendamento é ágil e o espaço, acolhedor, com estacionamento fácil e até mesmo com um bom café à disposição, tudo em prol do “luxo invisível” presente no prazer do tempo livre se priorizando.
Desde a mãe sobrecarregada com as responsabilidades até o homem que só deseja um momento de escape do stress da rotina, o debate em torno da saúde mental se faz presente e se traduz na prática com a ajuda de profissionais preparados nesses espaços de beleza. E como símbolo de paz e autoconhecimento, o setor se fortalece sem deixar de lado as necessidades dos seus consumidores, carentes por atenção, entendendo que as mudanças mais sensíveis também são tendências modernas que agem de dentro para fora.
*Gustavo Nakanishi é CEO do grupo Helio Diff.
Sobre a Helio Diff
Fundada por Hélio Nakanishi, a Helio Diff é uma conceituada rede do ramo de salões de beleza que atua há mais de 45 anos com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio do serviço personalizado. Atualmente, a marca possui quatro unidades com a bandeira Helio, todas localizadas em Brasília-DF, além de uma escola técnica de formação profissional, o Beauty Lab. Suas equipes somam mais de 300 colaboradores. Gustavo Nakanishi, gestor da rede, é um defensor da educação como vetor de transformação na sociedade — incentivando constantemente a qualificação dos profissionais e o investimento em sistemas modernos de tecnologia. No Terraço Shopping, a Helio Diff adotou um modelo inédito na América Latina que utiliza leitura facial e inteligência artificial para identificar as emoções dos clientes, aprimorando a experiência de atendimento. Com fortes raízes na Capital Federal, a marca já atendeu personalidades como a Princesa Diana, a norte-americana Hillary Clinton e a atriz Fernanda Montenegro, sempre guiada pelo atendimento individualizado que marca sua trajetória desde a fundação por Hélio.