Oficina gratuita ensina a fazer o bolo de rolo, ícone da confeitaria de Pernambuco

A goiabada é a protagonista no doce de inspiração portuguesa e sabor muito nordestino

Chef Ana Mimosa ensina a fazer o bolo de rolo em oficina gratuita. Crédito: divulgação

Quando os pernambucanos viajam, eles costumam levar na bagagem um pedaço de bolo de rolo para presentear amigos e parentes que moram longe. Essa receita de tradição secular representa como poucas a confeitaria de um dos maiores estados do Nordeste. E agora o público de São Paulo tem a oportunidade de aprender a prepará-la.


O projeto Chef Aprendiz promoverá no próximo sábado (12 de abril), às 9h da manhã, uma oficina gratuita que ensinará a fazer o bolo de rolo. Durante três horas, a chef pernambucana Ana Mimosa vai mostrar os segredos para assar a massa, à base de farinha, manteiga, ovos e açúcar, e recheá-la com goiabada. Podem se inscrever pessoas a partir de 17 anos, com ou sem experiência na cozinha (menores de 17 podem participar, acompanhados por um adulto responsável).

A origem do quitute ainda divide especialistas. Para a pesquisadora Maria Lecticia Cavalcanti, a receita pernambucana é uma adaptação do doce português conhecido como “colchão de noiva”, de fato muito parecido com o bolo de rolo, mas com recheio de amêndoa. Segundo essa hipótese, na ausência de amêndoas no Brasil colonial, os confeiteiros portugueses substituíram o ingrediente por doce de goiaba, fruta abundante no Nordeste. A massa passou a dar voltas cada vez mais finas, como se fosse um rolo.


Já o historiador e antropólogo Raul Lody defende que o bolo de rolo tem como antepassada a torta de Azeitão, um doce típico da região de Setúbal. De toda forma, o que se sabe é que quando a receita chegou ao Brasil, a goiaba deu ao bolo o gosto de Pernambuco.


Oficinas ensinam clássicos da gastronomia brasileira

A atividade faz parte do ciclo de workshops culinários que o Instituto Fadaris promove em 2025. Conhecido pela organização do Chef Aprendiz, um curso que forma profissionais da cozinha em comunidades da capital paulista, o Fadaris abre as portas para participantes interessados em conhecer a culinária brasileira. 


Ao todo serão dez atividades que vão passear por várias regiões do país, pegando carona em seus pratos típicos. As aulas já abordaram receitas como a do virado à paulista e a do acarajé. Para aqueles interessados em ir além da cozinha, haverá ainda oficinas de fotografia, inclusive com técnicas para retratar alimentos e bebidas.


As aulas estão sendo realizadas na Casa Chef Aprendiz, em Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo. Os workshops terão recursos educacionais para atender pessoas com deficiências motoras ou cognitivas, com espaços adaptados para cadeirantes. Também contarão com monitores preparados para atender participantes dos mais variados perfis. Ao final de todas as oficinas, há uma pequena degustação dos pratos preparados.


Este evento faz parte do Plano Anual e sua realização é possível através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio de Biogen, Edenred e Ticket e CTC. Realização Instituto Fadaris, Ministério da Cultura, Governo Federal.


Workshop gratuito de bolo de rolo

Quando
12 de abril 2025, das 9h às 12h
Inscreva-se aqui


Onde
Casa Chef Aprendiz 
Rua da Fraternidade, 114, Santo Amaro – São Paulo


Sobre o Fadaris
Fundado por Beatriz Mansberger em 2015, o Fadaris - Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cidadania, tem como objetivo trabalhar o capital social e cultural das pessoas que participam de suas iniciativas. As atividades desenvolvidas pelo instituto colaboram para uma bagagem mais robusta e sólida sobre a realidade de si, do mundo e das possibilidades que rodeiam os participantes, ao incentivar seu protagonismo por meio da arte e da cidadania.

Postagem Anterior Próxima Postagem